sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

puseram uma faca em meu peito



outro dia uma amiga tentava explicar o significado da palavra saudade para um estrangeiro muito sensivel...
acho que não é coisa facil de explicar, pensei em todas as vezes em que disse sentir saudade e notei a diversidade de afetos que formavam cada situação.
saudade pode doer, saudade pode tirar pedaços de nós e nos deixar para sempre com a ausência?
mas será que pode adoecer, que pode ser febril e arder? acho que a saudade é mais dor de osso, dor de pancada que reaparece em dias frios doendo no mesmo lugar...acho que a saudade tem terra, tem espaço e tempo, acho que a saudade não é de corpo todo, se for de todo corpo, não é de arrebatar é de conviver, é coisa de se levar para sempre, é coisa que não se sacia, não se farta, não se cansa... coisa que se apreende tornando-se parte de nós.
não é nostalgia pq não se explica pela tristeza, a saudade só se manifesta na saudade, não quando sinto falta de você. quando colocam uma faca em seu peito, a dor cessa quando a faca sai?

2 comentários:

  1. Nunca vi uma lua sentir tantas saudades. Pode ser essa solidão de ser lua, das fases, do só se mostrar à noite, de apagar as estrelas próximas, de girar sabendo que vai voltar. Não mostre só o que refletes, mostre o que és.
    Teus escritos estão cada vez melhores e me tocam cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. o que reflito? sobre o que reflito é sobre o que escrevo, sobre o que escrevo é sobre o que sou,mas nunca é inteiro, nada é todo, rs

    ResponderExcluir